quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

População adere a campanha e arrecada donativos as vítimas da catástrofe em Santa Catarina



Pedro Henrique Martins

Moradores das cidades de Cambuí e Córrego do Bom Jesus se sensibilizaram e aderiram à campanha para ajudar as vítimas da ‘maior catástrofe que se tem registro na história do país’, como já diz o presidente Luis Inácio Lula da Silva. As campanhas que já começaram em milhares de cidades do país, chegaram também aos municípios do extremo sul de minas. Nessas duas cidades a campanha começou a partir da iniciativa de dois funcionários de uma empresa de confecção de roupas em Cambuí, e através desses funcionários o projeto seguiu rumos surpreendentes chegando ao município vizinho de Córrego.
O ponto de recolhimento dos donativos em Cambuí foi em um barracão da empresa Minas Brasil, onde toda hora não paravam de chegar doações de diversos lugares da cidade. Eram caixas e mais caixas de mantimentos não perecíveis, produtos de limpeza, higiene pessoal e roupas. Segundo informações da funcionária da empresa, Tatiana Donizete de Souza, a idéia nasceu a partir da iniciativa de funcionários, que sentiram sensibilizados com a tragédia e resolveram aderir a campanha e tentar arrecadar o máximo de produtos que pudessem. “Vi famílias perdendo tudo, e por isso a idéia chegou até mim e resolvemos participar, o resultado foi muito bom, fiquei surpreendida com a quantidade de doações que recebemos não esperava tudo isso”, relata.
Já em Córrego do Bom Jesus, os funcionários da Câmara Municipal de Vereadores ficaram responsáveis por conseguir no prazo de 24 horas o maior número de donativos. O ponto de encontro para as doações foi na própria sede do legislativo, que durante todo o dia não paravam de chegar roupas, alimentos e brinquedos. Só no município de Córrego, foram 2 mil itens doados, mil só de peças de roupas. Os munícipes emocionados relatavam a satisfação em poder doar, pois muitos alegaram que já pensaram na idéia, mas não sabiam como fazer e quando surgiu à oportunidade aprovaram e doaram.
Para a assessora contábil da Câmara Municipal, Viviani Almeida Pinheiro, foi uma satisfação poder participar e colaborar com quem está precisando. Ela ressalta que os dois mil itens que foram arrecadados não é muito, mas servirá para que aconteça um recomeço na vida de diversas pessoas que estão passando necessidades. “Fomos avisados que iria um caminhão para São Paulo em cima da hora, mas deu tempo suficiente para que conseguíssemos arrecadar todos esses produtos, apesar do pouco tempo que tivemos foi muito bom participar”, conclui.
As doações dos correguenses se uniram com os donativos de Cambuí. Uma transportadora da cidade que doou o frete levou hoje pela manhã até a Cruz Vermelha em São Paulo, que de lá seguirá destino as cidades afetadas pelas enchentes, como Itajaí, Gaspar, Blumenau entre outras. Até o final desta edição não foi feito a contagem exata de quantas toneladas de produtos foram doados.

Um comentário:

Unknown disse...

Opa!

Colega, você sabe se tem no youtube, ou em qualqueer outro lugar, o vídeo que a EPTV fez ?
Você mencionou este vídeo em http://pedromartins10.blogspot.com/2008/02/equipe-de-jornalismo-da-eptv-visita.html

Se puder responder por email, agradeço: rabiscosgerais@gmail.com