quarta-feira, 30 de julho de 2008

Secretaria de Saúde se mobiliza para a vacinação contra a rubéola e paralisia infantil


Pedro Henrique Martins


Após a erradicação da Varíola, da Poliomielite e do vírus do Sarampo, os países das Américas se reuniram e estabeleceram, durante a 44º reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, a meta de eliminação da Rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) nas Américas até no ano de 2010. E o primeiro passo para essa erradicação da doença no Brasil é a realização de uma campanha nacional de vacinação para homens e mulheres.
E em Córrego do Bom Jesus, a vacinação será antecipada. Pois os bairros rurais da cidade receberão a dose da vacina mais cedo, na segunda-feira, (4). Já na área urbana a vacinação começa no sábado dia 9, quando é comemorado o dia nacional da campanha. O objetivo final dessa mobilização contra a rubéola é esgotar a totalidade da população ainda sensível à doença, para que seja interrompida a circulação do vírus no país.
A estratégia da campanha, programada para agosto-setembro, terá como alvo a população de quase 70 milhões de pessoas entre homens e mulheres no país, onde se encontram uma grande proporção de não vacinados. No sul de minas, por exemplo, um total de 473.251 pessoas deveram receber as doses da vacina. Para assegurar o êxito da Campanha que terá seu lançamento oficial no dia 09 desse mês e irá se estender até o dia 13 de setembro a vacinação ocorrerá em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina dupla viral, (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, e por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos.
As estatísticas comprovam que os casos confirmados de rubéola diminuíram em 98% entre 1998 e 2006 (de 135.947 para 2.288), graças às realizações de campanhas como essas que serão realizadas o em todo o país. Em Córrego do Bom Jesus, a vacina estará disponível no Ambulatório Médico Odontológico Deputado Christovam Chiaradia, no horário das 8h às 17 h. É importante ressaltar que no mesmo dia do lançamento da campanha contra a rubéola estará disponível também a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. Todas as crianças menores de cincos anos deverão ser vacinadas.

Nenhum comentário: